Area Militar temas de analise


Exército

Últimos artigos de análise


Queda de Berlim


Anexação da Crimeia


Invasão de Goa


Operação Barbarossa


Rearmamento venezuelano


Os caças do FX-2

Antecedentes

Foi recentemente noticiado que o exército português adquiriu um conjunto de kits (grupo de acessórios) que transformam os veículos Hummer presentemente ao serviço do exército português, de forma a permitir a sua utilização em cenários de conflito assimétrico, como por exemplo no Afeganistão.

Quando se consideraram as necessidades da força a enviar por Portugal para o Iraque, uma das coisas que foi notada, é que os veículos Hummer (muito utilizados pelos Estados Unidos e por outros países ocidentais) que Portugal tinha ao serviço, não eram blindados.

Os Hummer portugueses, inicialmente adquiridos aquando da crise em Timor, eram Hummers de modelo standard, especialmente adaptados para as condições do deserto.

Existem aliás relatos de que o Hummer se adaptou muito mal às condições atmosféricas e climatéricas de Timor, tendo mesmo sido substituídos por veículos UMM.

Mas os veículos não tinham qualquer blindagem, porque tendo sido adquiridos para utilização em Timor, nunca foi prevista a necessidade da sua blindagem (o que aliás seria desnecessário considerando as ameaças).

Porque não tinham nenhum tipo de blindagem, os Hummer portugueses não foram enviados para o Afeganistão, tendo por isso sido pedidos por empréstimo - directamente ao exército espanhol - vários veículos de fabrico espanhol, do modelo VAMTAC, do fabricante UROVESA.

URO-Vamtac (blindado)

Aqueles veículos, ao contrário dos Hummer inicialmente comprados por Portugal, tinham blindagem lateral e blindagem inferior, contra minas anti-pessoal e foram enviados juntamente com veículos Panhard VBL os quais também são blindados, embora sejam veículos mais pequenos, e com lugar para apenas três tripulantes.

É um desses veículos URO, que sofrerá um atentado provocado por uma bomba de beira-de-estrada, de que resultou o falecimento de um sargento do exército (tema tratado separadamente).

É importante afirmar, que se o atentado tivesse ocorrido contra um Hummer português (sem blindagem) provavelmente nenhum dos ocupantes teria sobrevivido.

continua na página 2


Título: Kit M-PAV2 / HUMMER (última actualização: 13.05.2006)
Autor: Paulo Mendonça / P.Brás
Referências: Info fabricante/ref.Autor


- Página 1->Antecedentes - Página 2->As alterações - Página 3->Considerações adicionais

MENU

1
Antecedentes
[Pag. 2]
As alterações
[Pag. 3]
Considerações adicionais