Dados sobre utilizadores deste modelo
Brasil

AS550 A2 «Fennec»
Helicóptero de transporte ligeiro (EADS)
AS550 A2 «Fennec»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 12.94 M
Envergadura: 10.69 M
Altura: 3.14
2 x motores Turbomeca Arrius TM 319 1 A1
Potência total: 970 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 1700 Kg
Peso máximo/descolagem: 2500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 2
Capacidade de carga/armamento: 750 Kg
Tripulação : 1+5
Passageiros: a
Velocidade Maxima: 300 Km/h
Máxima(nível do mar): 300 Km/h
De cruzeiro: 230 Km/h
Autonomia standard /carregado : 550 Km
Autonomia máxima / leve 700 Km.
Altitude máxima: Não disponível


Designação Local:Esquilo
País: Brasil Qtd: Max/inicial:36 - Em serviço:32Situação: Em serviço

O Esquilo chegou ao Brasil através da empresa Helibrás, que os começou a montar sob licença e a vender para o mercado interno, e também para algumas aplicações militares.

Com o renascimento da Força Aérea do Exército, foi considerada a necessidade de adquirir vários helicópteros para responder às necessidades a que do ponto de vista táctico seria necessario responder. Uma das necessidades consideradas foi a de um helicóptero ligeiro de reconhecimento, utilizavel também para funções de ataque.

Para responder à necessidade, em 1987 foi lançado um concurso, em resultado do qual foram adquiridos, além de 35 unidades do SA-365K (Panther) um total de 16 unidades do Esquilo AS350 (ou HB350 na sua versão produzida pela empresa HeliBras). Posteriormente foram adquiridas mais 20 unidades, por extensão do contrato, tendo o efectivo total deste helicóptero atingido 36 unidades.
Designação do exército:
HÁ-1 (Esquilo)
HÁ-1 (Fennec)
Quantidade adquirida
16
20

Além da autonomia, outro problema - embora menor - é a impossibilidade de utilização deste equipamento em operações nocturnas, o que reduz a possibilidade de rentabilização deste equipamento em operações contra o narco-tráfico. A possibilidade de adaptação deste tipo de equipamento, no entanto existe, e está a ser considerada para os helicópteros Panther, de maiores dimensões.

Está também em estudo, a colocação de um esquadrão da aviação do exército no estado do Mato Grosso do Sul.


- - -

Forum de discussão

O Helicóptero Esquilo (Ecureuil em francês) é um dos sucessores do nosso conhecido Alouette-III. De facto, o Alouette, teve como seus "descendentes" o helicóptero SA-340 Gazelle, e também o maior SA-360 Dauphin. No entanto, mesmo com esses sucessores, foi decidido lançar o Esquilo, que difere dos anteriores, por ter um desenho mais recente, e dispôr de sistemas mais modernos, nomeadamente no que respeita aos motores. O Ecureuil vôou pela primeira vez em 27 de Junho de 1974, como aeronave ligeira, com aplicações militares.

Os dados referidos são para a versão AS550, equipada com dois motores. A versão equipada com um só motor têm uma potência de 641cv e a velocidade máxima é de 287km/h.

Informação genérica:
- - -

-

   
---