Dados sobre utilizadores deste modelo
França
Oman
Venezuela
Brasil



Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

ACJ
Transporte executivo/VIP

ACJ
Transporte executivo/VIP (Airbus)
ACJ

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 33.84 M
Envergadura: 34.1 M
Altura: 11.76
2 x motores IAE V2527
Potência total: 45000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 45500 Kg
Peso máximo/descolagem: 75500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação : 2+6
Passageiros: 20 a 55
Velocidade Maxima: 980 Km/h
Máxima(nível do mar): Não disponível
De cruzeiro: 940 Km/h
Autonomia standard /carregado : 8500 Km
Autonomia máxima / leve 11100 Km.
Altitude máxima: Não disponível


- - -

Forum de discussão

O Airbus ACJ, (Airbus Corporate Jetliner) é a versão executiva do Airbus A-319 ou A-320, o avião de maior sucesso da Airbus Industries. Tanto o A-320 quanto o A-319 podem ser convertidos em ACJ, sendo naturalmente as dimensões do ACJ baseado no A-320 mais espaçoso.

Ele foi pensado para utilização como aeronave executiva quer para operação por grandes empresas quer para o mercado de utilização partilhada de jatos executivos.

Além deste tipo de operação ele pode pelas suas características ser igualmente utilizado como aeronave de representação, estando ao serviço de alguns governos para transporte de altas personalidades.

Do ponto de vista técnico, o avião não difere praticamente em nada do Airbus A-319 ou A-320 comercial, tendo no entanto o seu interior completamente redesenhado na fábrica da Airbus em Hamburgo na Alemanha.

As versões mais sofisticadas contam não só com poltronas, mas também com áreas reservadas e mesmo suites para personalidades.

O total de encomendas para este tipo de aeronave eleva-se a mais de 100, entregues tanto a governos, empresas ou companhias aéreas dedicadas à locação de aeronaves.

Informação genérica:
Aeronave civil de porte médio. O A-320 é em si um modelo, mas também deu origem a outros modelos baseados na mesma secção mas com diferentes comprimentos e características.

A aeronave foi vendida a um grande numero de companhias aéreas e é o principal e praticamente único rival do Boeing-737, o principal avião da Boeing em termos de numero de unidades produzidas.

A família A320 é constituida por várias derivações, a saber:

A-321: Uma versão alongada utilizada para voos de médio curso

A-320, a versão base

A-319: Uma versão encurtada do A-320 utilizada em linhas de menor densidade de passageiros

A-318: O Baby Airbus, pensado também para a função de jacto executivo, ele é também um forte concorrente para os fabricantes de aeronaves regionais como os Embraer e a Canadair

Existe igualmente o Airbus ACJ, uma versão executiva da aeronave, que é na prática uma cabina construida à medida e conforme os requesitos dos clientes e que pode ser colocada em qualquer aeronave da família Airbus.

-

   
---