Dados sobre utilizadores deste modelo
Vietname
Siria
Sudão
Iraque
Indonesia
India
Etiópia
Egipto
Angola
Argelia



Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

Antonov An-12
Aeronave de transporte médio
Y-8
Aeronave de transporte médio

Antonov An-12
Aeronave de transporte médio (Antonov - Aviant)
Antonov An-12

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 33.1 M
Envergadura: 38 M
Altura: 10.53
4 x motores Ivchenko/Progress AL-20K
Potência total: 15776 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 28000 Kg
Peso máximo/descolagem: 61000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 20000 Kg
Tripulação : 2+3
Passageiros: 70 a 90
Velocidade Maxima: 777 Km/h
Máxima(nível do mar): 750 Km/h
De cruzeiro: 670 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1275 Km
Autonomia máxima / leve 5700 Km.
Altitude máxima: 10200 Metros


- - -

Forum de discussão

Normalmente apelidado de «C-130 russo», o An-12 voou pela primeira vez em 1958 utilizando quatro motores Kuznetsov NK-4. A versão definitiva utilizou porém o motor Ivchenko (Progress depois do colapso da URSS).

O An-12 foi o principal avião de transporte do Pacto de Varsóvia (embora não o maior) e continuou a se-lo, mesmo depois de 1973, altura em que a sua produção foi concluida.

Dentro da União Soviética, o An-12 foi sendo substituido pelo quadri reactor IL-76, mas as qualidades do An-12 continuaram a ser apreciadas fora da União Soviética, onde a aeronave continuou ao serviço. Mesmo na URSS e posteriormente na Rússia, continuaram a estar ao serviço alguns exemplares, especialmente para transporte comercial.

Embora não tenha atingido os numeros de produção ou a longevidade do seu concorrente norte-americano C-130, o An-12 foi mesmo assim produzido em várias séries distintas, resultado de melhoramentos que foram sendo introduzidos durante o periodo em que a aeronave esteve em produção.

O An-12A foi uma derivação destinada a aumentar a capacidade dos depósitos de combustível, para aumentar a autonomia da aeronave original.
Com o An-12B, continuou-se a estudar a inclusão de tanques adicionais nas asas, além de modificações internas para melhorar a gestão da carga. Foi a versão mais prolífica do Antonov An-12 com versões adaptadas para comunicações, metereologia, treino de navegação, investigação atomosférica, além de uma versão comercial.
A versão An-12D, possuia uma cauda diferente (idêntica à do Antonov An-24) e um compartimento de carga completamente pressurizado. No entanto ficou pela fase de protótipos.
O Antonov An-12P eram An.12A modificados com tanques de combustível adicionais. Alguns destes modelos receberam sistemas de contra-medidas electrónicas durante os anos 70 e vários melhoramentos ao nível electrónico. Trata-se essencialmente de modernizações de modelos An-12B produzidos nos anos 60.
A versão An-12R, foi essencialmente constituida por aeronaves experimentais. Descolagem assistida por jacto, aeronaves de reconhecimento electrónico e radiológico.
O Antonov An-12S foi outro projecto experimental falhado, destinado a tentar transportar um carro de combate T-54.
A versão An-12T foi a versão de transporte de combustível

Eles continuaram ao serviço por exemplo em Angola e em vários países africanos, bem assim como na India. Vários outros países utilizam ou utilizaram a aeronave até à primeira década do século XXI.

Informação genérica:
Desenvolvido na União Soviética nos anos 50, o quadrimotor An-12 é normalmente comparado ao Hercules C-130 norte-americano. Desenvolvido a partir de 1958 este tipo de aeronave tornou-se muito comum como aeronave de transporte dos países do Pacto de Varsóvia e satélites soviéticos em África e na Ásia.

O desenvolvimento do An-12 começou com base no bimotor Antonov An-8, uma aeronave com configuração de asa alta e rampa de acesso da qual foram produzidos cerca de 100 exemplares. O An-8 evoluiu para o An-10 que dispunha de quatro motores e que foi utilizado como aeronave de transporte para a Aeroflot.

O An-12 é uma versão militarizada do An-10,

Shaanxi Y-8
A China adquiriu o Antonov An-12 durante os anos 60 e depois do esfriar de relações com a União Soviética decidiu iniciar a produção da aeronave.
O An-12 chinês foi designado Y-8 e á basicamente uma cópia do avião soviético.

-

   
---