Listar armas do tipo
Espingarda / fuzil de assalto

Armas idênticas ou relacionadas:

CETME
Espingarda / fuzil de assalto
G-3 A3
Espingarda / fuzil de assalto
HK-21
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:



Acontecimentos relacionados
Revolução dos «Cravos»


G-3 A3
Espingarda / fuzil de assalto

Fabricante: Heckler & Koch
Tipo de arma: Espingarda / fuzil de assalto --- Calibre: 7.62mm
Cadência de tiro: 600 disparos p/min.Velocidade do projectil: 840 M/s
Alcance eficaz: 550MAlcance máximo: 1500M
Dimensões: Comprimento: 1025.7mm (Cano: 450mm) Largura: 57.91mm / Altura: 209.8mm
Peso da arma: 4.15KgDepósito(Carregador): 20 x 7,62 munições
Munição:7,62 x 51 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 3340J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A História da espingarda (Fuzil) automática G-3, recua até á segunda guerra mundial. A sua origem está nos estudos feitos pelos alemães no protótipo Mauser-MP44 (referência da Mauser para o StG-44), que estava em desenvolvimento quando a guerra acabou.

O MP-44 / StG-44, foi a primeira espingarda de assalto do mundo.

MP-44
O modelo original da G-3, o fuzil automático MP-44, desenhado no final da II guerra mundial


Os estudos de desenvolvimento foram continuados em Espanha, onde o responsável pelo desenvolvimento do modelo MP-44, Ludwing Vorgrimmel foi contratado pela CETME. O modelo que resultou desses estudos foi posteriormente fabricado em Espanha e recebeu o nome de CETME.

CETME
O CETME fabricado em Espanha (um dos primeiros protótipos


A procura por parte do exército alemão, de uma arma alemã, após a criação da NATO, levou á adopção da arma CETME, que voltava assim ao seu país de origem, a Alemanha passando a ser conhecido como G-3, fabricada pela H&K.

A G-3 e a sua congenere CETME são virtualmente idênticas, sendo a sua principal diferença a coronha, que na arma espanhola é em madeira, enquanto que na alemã é em plástico.


Informação genérica:
As armas da família G-3, originaram da primeira espingarda de assalto do mundo, a alemã MP-43.

Trata-se de armas semi-automáticas porque são operadas utilizando a pressão provocada pelo disparo, a qual acciona um embolo que por sua vez move o mecanismo que coloca uma nova munição na câmara.

Inicialmente fabricada na Espanha sob o nome CETME, a seguir à II Guerra Mundial, a arma voltou à sua origem nos anos 50.

A família G-3 é constituida não apenas pela espingarda de assalto G-3, mas pelos CETME e também pela metralhadora HK-21, ambas com várias sub-séries em calibre 7,62.

Existem também versões desta arma utilizando o calibre NATO 5,56.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 02.03.2007

---