Listar armas do tipo
Submetralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

PPSh-41
Submetralhadora

Fabricante: Soviet State Factories
Tipo de arma: Submetralhadora --- Calibre: 7.62mm
Cadência de tiro: 900 disparos p/min.Velocidade do projectil: 450 M/s
Alcance eficaz: 100MAlcance máximo: 300M
Dimensões: Comprimento: 828mm (Cano: 265mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 3.64KgDepósito(Carregador): 35 / 71 munições
Munição:7,62 x 25 Tokarev / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 500J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A PPSh-41, foi especialmente desenhada para permitir o fabrico em grandes quantidades, perante as necessidades do exército vermelho aquando da invasão da Alemanha em 1941.

A arma era produzida por estampagem, reduzindo enormemente os custos e a complexidade de fabrico e tinha um dispositivo de accionamento simples. Utilizava um carregador de 35 munições ou um tambor com 71.

O ritmo de produção da PPSh, atingiu valores muito elevados de até 3,000 unidades por dia, a partir de 1942, calculando-se em mais de 6 milhões o numero produzido.

(PPSh-41 convertida para 9mm)

A PPSh, sobreviveu à guerra, e quer a sua facilidade de construção quer a grande quantidade de unidades disponíveis serviram para apoiar muitos movimentos guerrilheiros apoiados pela URSS.

No entanto, a PPS, apresentava alguns problemas.
Ela encravava bastante, especialmente na sua versão de tambor, e a sua alta cadência de tiro, e facilidade de disparo faziam com que rapidamente se gastassem as munições disponíveis, o que provocava inevitavelmente problemas logisticos aos movimentos guerrilheiros.

Além disso, em matas profundas, a sua relativa pouca potência tornava-a uma arma relativamente ineficiente.

O seu ruído característico tornava-a igualmente identificável, embora fosse sabido que qualquer atacante que a utilizasse, tinha necessidade de se aproximar do seu alvo para garantir que os disparos atingiriam o alvo.


Informação genérica:
-


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 13.03.2007

---