Listar armas do tipo
Metralhadora

Armas idênticas ou relacionadas:

G-36
Espingarda / fuzil de assalto
G-36C
Espingarda / fuzil de assalto
G-36K
Carabina
MG-36
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

MG-36
Metralhadora

Fabricante: Heckler & Koch
Tipo de arma: Metralhadora --- Calibre: 5.56mm
Cadência de tiro: 750 disparos p/min.Velocidade do projectil: 960 M/s
Alcance eficaz: 400MAlcance máximo: 1400M
Dimensões: Comprimento: 999mm (Cano: 480mm) Largura: 64mm / Altura: 320mm
Peso da arma: 3.6KgDepósito(Carregador): 30 / 100 munições
Munição:5,56 x 45 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 1830J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


MG-36
Depósito para 100 munições, que tanto pode ser utilizado pela MG-36 como por pela G-36 standard

Versão «metralhadora ligeira» da espingarda/fuzil G-36. Entre as principais diferenças encontram-se a utilização de um cano reforçado, que permite aguentar maiores temperaturas e operação durante mais tempo e um bipé.

A MG-36 tem alimentação por meio de um deposito composto por dois tambores que alimentam simultaneamente a arma. Embora esse depósito seja utilizável também pelos restantes modelos de G-36, ele é mais adequado para a versão «metralhadora ligeira».

Até ao momento esta arma não foi adoptada por nenhum exército, tendo o próprio exército da Alemanha optado pela metralhadora ligeira MG43.

Entre as razões para o aparente insucesso da arma, encontra-se a critica de que por não permitir a remoção e troca do cano com a necessária rapidez, ela não é na realidade uma metralhadora, mas sim uma espingarda de assalto com uma simples modificação de cano, junto com o suporte para o bipé.

Estes circunstancialismos terão levado a que o fabricante tenha retirado esta arma do catálogo.


Informação genérica:
Família de armas de origem alemã, que tem origem na necessidade de o exércitofederal alemão substituir a espingarda/fuzil HK G-3, de calibre 7,62.

Existem várias versões da arma, desde a standard, versão curta para tropas aerotransportadas e versão compacta para tropas de assalto e policias especiais.

Todas as G-36 fazem utilização intensiva de materiais compostos, fibra de vidro, plasticos leves e componentes metálicos de alta resistência. Utilizam o sistema de ferrolho rotativo, e a pressão produzida pelos gases do disparo para mover um êmbolo que permite expulsar o cartucho anterior e introduzir uma nova munição na câmara para permitir o disparo seguinte.

O tiro é selectivo, e pode ser efectuado em rajada, tiro a tiro, ou rajadas de dois tiros.

A G-36, embora seja uma arma moderna, parece ser também uma solução de compromisso, não inovando, mas ao contrário, tentando incorporar soluções provadas noutras armas.

Por isso ela é utilizada por um grande numero de países, em aplicações especificas, estando ao serviço em policias e forças especiais.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 14.04.2007

---