Listar armas do tipo
Lança granada-foguete

Armas idênticas ou relacionadas:

Panzerfaust-30
Lança granada-foguete
Panzerfaust-60
Lança granada-foguete

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Acontecimentos relacionados
Batalha de Berlim


Panzerfaust-60
Lança granada-foguete

Fabricante: HASAG
Tipo de arma: Lança granada-foguete --- Calibre: 44mm
Cadência de tiro: 1 disparos p/min.Velocidade do projectil: 45 M/s
Alcance eficaz: 30MAlcance máximo: 60M
Dimensões: Comprimento: 1045mm (Cano: 900mm) Largura: 200mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 6.1KgDepósito(Carregador): manual munições
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


O Panzerfaust-60 foi o mais comum de todos os dispositivos deste tipo. Ele foi introduzido em 1944. Mais poderoso e com 1,5Kg. de explosivo que permitia maior alcance, atingindo um tanque a 60 metros de distância.

No entanto, a velocidade do projectil continuava a ser demasiado lenta, pelo que para garantir com eficácia a destruição do tanque era necessário estar a uma distância muitas vezes idêntica à do modelo anterior.

A preparação da arma antes do disparo continuava a ser complicada.

Embora o Panzerfaust-60 (como o Panzerfaust-30) não pudesse ser reutilizado, na prática muitos foram enviados de volta para a fábrica para que se lhes aplicasse novamente uma carga.

Foram produzidas cerca de 3,000,000 de unidades desta versão.


Informação genérica:
O Panzerfaust é mais uma das armas de emergência adoptadas pelas forças alemãs depois da invasão da União Soviética em 1941 e quando para grande surpresa das forças alemãs, se verificou que a blindagem dos tanques soviéticos era praticamente imune aos meios anti-tanque alemães.

Na verdade, os alemães haviam organizado as suas forças de infantaria com veículos blindados de apoio, mas a blindagem dos novos tanques soviéticos era de tal forma pesada, que os canhões se tornavam inuteis.

Numa primeira fase, considerou-se que a infantaria alemã marchava atrás dos blindados, e que por isso não precisava de enfrentar os tanques soviéticos, mas tudo mudo no final de 1941, quando às portas da capital da União Soviética, uma maciça ofensiva russa liderada por blindados perfurou com facilidade as linhas alemãs e mostrou as enormes deficiências das tropas no que respeitava aos meios anti-tanque..

Logo em 1942, começaram as tantativas para desenvolver uma arma capaz de derrotar os avanços dos tanques soviéticos.

Em Agosto de 1943 a primeira solução ficou conhecida como «Faustpatrone» (cartucho de punho) e rapidamente se notou que não era suficientemente poderosa para enfrentar a blindagem de tanques.

Efeito de Monroe / ogiva de carga oca
O Panzerfaust, funciona segundo o principio do efeito de Monroe.

Segundo este principio, uma carga explosiva é detonada sobre um cone de cobre, o qual sob acção da explosão e da onda de choque, se deforma, produzindo um fluxo de metal que viaja a muito alta velocidade e que permite perfurar a blindagem.

Desta forma, consegue-se perfurar a blindagem, com recurso a um projectil que viaja a uma velocidade bastante reduzida, sem necessidade de recorrer a um canhão de alta velocidade.

Este principio foi largamente utilizado pelos alemães no inicio da guerra, quando tiveram que utilizar canhões de baixa velocidade (inadequados para atacar tanques) com munição de carga oca. Este tipo de munição evoluiu depois da guerra e é conhecido como HEAT (High Explosive Anti Tank).


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 24.09.2007

---