Listar armas do tipo
Espingarda / Fuzil

Armas idênticas ou relacionadas:

Lee-Enfield Mod.1 Mk-III 1907
Espingarda / Fuzil
Lee-Enfield No.3 Mk.I m/1917
Espingarda / Fuzil

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Lee-Enfield Mod.1 Mk-III 1907
Espingarda / Fuzil

Fabricante: Vickers Defence
Tipo de arma: Espingarda / Fuzil --- Calibre: 7.7mm
Cadência de tiro: 24 disparos p/min.Velocidade do projectil: 762 M/s
Alcance eficaz: 800MAlcance máximo: 3800M
Dimensões: Comprimento: 1175mm (Cano: 0mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 4.3KgDepósito(Carregador): 10/pente/cart munições
Munição:7.7x56 / Mk.VII (.303) / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 3463J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A adopção da Lee-Enfield como principal arma do exército britânico ocorreu em 1907.
Tratou-se da terceira versão da arma, que já vinha a ser desenvolvida desde os finais do século XIX e foi o culminar de um periodo de estudos que levaram a concluir que a arma alemã Mauser, precisava de uma resposta à altura por parte dos britânicos.

As modificações introduzidas com o modelo III, tiveram como objectivo aumentar a rapidez de operação. O sistema de culatra com accionamento manual, tinha a vantagem de permitir engatilhar a arma automaticamente quando se fechava, o que aumentava a cadência de tiro.

Esta é a arma que será utilizada pelo Corpo Expedicionário Britânico durante a primeira fase da I guerra.

Embora eficiente, a arma mostrou ser complicada de produzir, pelo que durante o primeiro conflito mundioal, a Grã Bretanha viu-se na necessidade de desenvolver uma versão simplificada da arma, para conseguir atingir o ritmo de produção exigido pela guerra.


Informação genérica:
A Lee-Enfield foi o resultado da análise dos problemas enfrentados pelos britânicos durante a guerra dos Boers, que começou em 1899 em que estes últimos, se encontravam armados com equipamento alemão, nomeadamente a espingarda Mauser modelo 98.


Tendo considerado que se tornava necessário adoptar uma arma mais eficiente, dada a superioridade do modelo alemão, os britânicos, após vários estudos adoptaram o modelo Mk.III da Lee-Enfield.

Este modelo seria o standard do exército britânico durante décadas, tendo estado ao serviço na I e II guerras mundiais.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 08.04.2008

---