Listar armas do tipo
Metralhadora

Armas idênticas ou relacionadas:

Minimi
Metralhadora
Minimi - Para
Metralhadora
Minimi 7.62mm
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Minimi
Metralhadora

Fabricante: FN-Herstal
Tipo de arma: Metralhadora --- Calibre: 5.56mm
Cadência de tiro: 1000 disparos p/min.Velocidade do projectil: 925 M/s
Alcance eficaz: 1000MAlcance máximo: 3600M
Dimensões: Comprimento: 10400mm (Cano: 465mm) Largura: 128mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 6.85KgDepósito(Carregador): 20/fita munições
Munição:5,56 x 45 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 1830J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A metralhadora ligeira Minimi, é a principal das armas da família Minimi e a mais vendida no mercado internacional. Ela foi mostrada pela primeira vez em 1974. Como metralhadora ligeira a arma foi considerada algo avançada para o seu tempo por optar pela utilização do calibre 5.56 quando este não era ainda um calibre standard da NATO

Esse risco calculado foi no entanto muito bem recompensado, pois quando aquele calibre se tornou standard a Minimi estava entre as opções mais logicas.
Como prova disto, está a sua adoção pelo exército dos Estados Unidos que passou a utilizar a arma desde 1982.

As munições são fornecidas em embalagens com fita desintegrável de 200 munições.


Informação genérica:
As armas do tipo Minimi, são metralhadoras ligeiras de calibre 5.56.

Trata-se de um tipo de arma desenvolvido nos finais dos anos 70 e que geralmente é utilizada para a função de apoio de uma secção de infantaria. As armas não têm selector de tiro e só podem disparar tiros de rajada.

Além do modelo básico que foi concebido nos anos 70, existem outras versões utilizadas para fins especiais.

Além do modelo base, os restantes modelos são:

MINIMI-PARA: uma versão compacta de cano curto e coronha rebativel deslizante.

M-249: Uma versão da MINIMI básica, com modificações para responder a requisitos das forças especiais norte-americanas e que é exterirmente identificavel pelo formato da coronha e conhecida como M249 SAW.

MINIMI-SPW: Uma Special Purpose Weapon ainda mais curta que a versão para tropas paraquedistas e que foi desenvolvida especialmente para as tropas especiais norte-americanas a partir do modelo M249.

A MINIMI é utilizada por um grande numero de países em diversas forças militares. Utilizam-na 15 países da NATO e da União Europeia, além de vários países da América Latina, a Austrália a Indonésia e recentemente Timor-Leste.

Além da versão standard e derivações para munição 5.56mm a FN-Herstal lançou uma versão da Minimi, adaptada para utilização de munição 7.62mm


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 12.06.2008

---