Listar armas do tipo
Espingarda / Fuzil

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Lebel m.1896
Espingarda / Fuzil

Fabricante: Chatellerault arsenal / MAC
Tipo de arma: Espingarda / Fuzil --- Calibre: 8mm
Cadência de tiro: 15 disparos p/min.Velocidade do projectil: 610 M/s
Alcance eficaz: 750MAlcance máximo: 3200M
Dimensões: Comprimento: 1300mm (Cano: 800mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 4.41KgDepósito(Carregador): Tubular 8+2 munições
Munição:8,1x50mm «Lebel» / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 2932J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A espingarda / fuzil Lebel de calibre 8mm foi a arma com que a França entrou na I guerra mundial. Trata-se de um modelo de 1886, que foi modernizado em 1896.

A Lebel era considerada uma arma de consideravel precisão, mas utilizava o sistema de deposito tubular para 8 munições, que como era comum nestas armas apresentava um problema algo complexo, pois à medida que se disparava, o centro de gravidade e o equilibrio da arma era alterado. Isto significava que era necessário corrigir o tiro com maior precisão. A colocação das oito munições no depósito também era considerada lenta, o que na guerra de trincheiras podia ser complicado durante um ataque.

A arma era considerada inferior às suas congeneres Mauser e Manlicher que utilizavam um carregamento por pente de cinco munições, cuja substituição era rápida, aumentando a cadência de tiro.

A substituição da Lebel foi considerada em plena guerra, mas a substituição de uma arma em pleno conflito não foi um sucesso e na prática a Lebel continuou ao serviço em várias unidades.

A substituição da arma era além disso um problema complexo pois implicava a necessidade de formar os utilizadores e adapta-los a uma nova arma em plena guerra. Uma substituta começou a ser introduzida, mas distribuida apenas aos novos recrutas incorporados em novas unidades.

Estes problemas levaram a que parte das Lebel, tivesse continuado ao serviço até ao final do conflito.

Ainda que considerada obsoleta, a Lebel continuou a ser fabricada até 1920 e estima-se que tenham sido produzidas 2,880,000 unidades. Terá mesmo continuado ao serviço em unidades coloniais francesas até 1940, juntamente com a Berthier, que utilizava a mesma munição.


Informação genérica:
-


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 19.06.2010

---