Listar armas do tipo
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Hotchkiss M.1909
Metralhadora

Fabricante: Hotchkiss & Comp.
Tipo de arma: Metralhadora --- Calibre: 7.92mm
Cadência de tiro: 550 disparos p/min.Velocidade do projectil: 745 M/s
Alcance eficaz: 1200MAlcance máximo: 3800M
Dimensões: Comprimento: 1220mm (Cano: 550mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 15KgDepósito(Carregador): pente x 25 munições
Munição:8,1x50mm «Lebel» / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 2932J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A Hotchkiss modelo 1909 foi a primeira metralhadora ligeira introduzida ao serviço de um exército.

A sua utilização no entanto não se limitou ao exército, dado o seu reduzido peso e dimensões a tornar adequada para instalação a bordo dos primeiros aviões da I guerra mundial.

Esta arma é também conhecida como Benet-Mercier (Estados Unidos) e é construida com base em componentes do modelo mais pesado da Hotchkiss modelo 1897.

A arma era operada por efeito dos gases do disparo e utilizava um pente de 25 munições.
É arrefecida a ar.

A arma foi utilizada não só pelo exército francês e foi igualmente distribuida aos britânicos, que a utilizaram com munição de calibre 7,7mm e norte-americanos durante a I guerra mundial.

A arma continuou a ser modificada e novos modelos foram lançados como m.1922 e m.1926, este último utilizando munição de 8mm.

Durante os anos 30, a arma foi retirada de serviço no exército francês e norte-americano mas quando começou a II guerra mundial, ainda estava ao serviço do exército britânico.


Informação genérica:
-


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 12.06.2010

---