Listar armas do tipo
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

Dreyse MG-13
Metralhadora

Fabricante: Rheinmetal Defense
Tipo de arma: Metralhadora --- Calibre: 7.92mm
Cadência de tiro: 650 disparos p/min.Velocidade do projectil: 823 M/s
Alcance eficaz: 800MAlcance máximo: 2000M
Dimensões: Comprimento: 1466mm (Cano: 717mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 10.89KgDepósito(Carregador): deposito 25/75 munições
Munição:7.92x57 IS (Mod.1905) / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 3857J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A metralhadora MG-13 é um desenvolvimento durante o periodo entre-guerras da industria alemã, que pretendia desenvolver uma versão modernizada da metralhadora Dreyse MG-15 refrigerada a água, com refrigeração a ar.

Notar que as MG-13 foram construidas com base nas MG-15 reconstruidas.

A arma foi adotada pelo exército alemão em 1932, com a designação de MG-13 (o número indicava o ano) para passar a ideia de que se tratava de uma arma de design antigo, do periodo da I guerra mundial, já que a Alemanha estava proibida de desenvolver novos armamentos.

A arma era relativamente moderna, mas apresentava um problema de solução impossível:
O cano podia ser substituido, mas essa substituição implicava desmontar parcialmente a arma.

É esta a principal razão que leva o exército alemão logo em 1934, após a chegada de Hitler ao poder, a adotar uma arma com muitas características equivalentes, mas superior no geral, a MG-34, que viria a substituir a MG-13 no exército alemão.

A arma só utiliza depósitos de 25 ou 75 munições e não pode utilizar munição em pente.
Esta característica é vista como de pouca importância, já que o cano não resistiria a uma utilização muito intensiva sem ser substituido, algo que não era viável no campo de batalha.

Alguns anos mais tarde os alemães consideraram a necessidade de equipar a sua infantaria com uma metralhadora mais eficiente, introduzindo a MG-34 e mais tarde a MG-42, que tinham características superiores, como a muito mais facil substituição do cano, para evitar sobre-aquecimento.

A Dreyse, continuou no entanto a ser utilizada como armamento secundário de carros de combate.

Parte do stock alemão de metralhadoras MG-13 foram vendidas a Portugal, quando em 1936 aquele país decidiu reformar as suas forças armadas.


Informação genérica:
-


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 26.01.2013

---