Listar armas do tipo
Espingarda / fuzil de assalto

Armas idênticas ou relacionadas:

CETME
Espingarda / fuzil de assalto
G-3 A3
Espingarda / fuzil de assalto
HK-21
Metralhadora

Dados sobre utilizadores deste armamento:

CETME
Espingarda / fuzil de assalto

Fabricante: General Dynamics / Santa Barbara
Tipo de arma: Espingarda / fuzil de assalto --- Calibre: 7.62mm
Cadência de tiro: 550 disparos p/min.Velocidade do projectil: 800 M/s
Alcance eficaz: 550MAlcance máximo: 1500M
Dimensões: Comprimento: 1021mm (Cano: 450mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 4.4KgDepósito(Carregador): 20 munições
Munição:7,62 x 51 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 3340J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


Espanha
A Espanha adoptou o CETME como arma regulamentar no inicio dos anos 60.

O fuzil de assalto CETME teve a sua origem quando o exército espanhol publicou uma especificação para uma arma moderna de tiro selectivo.

Os estudos foram efectuados pelo «Dentro de Estudios Tecnicos de Materiales Especiales», uma entidade então ligada ao Estado Espanhol.

O desenvolvimento foi no entanto levado a cabo pelo especialista alemão em armamentos Ludwig Vorgrimmler, que tinha trabalhado na Mauser, no desenvolvimento do fuzil StG-44. O calibre inicialmente estudado foi o 7,92x40.

O desenvolvimento da arma baseou-se assim nos estudos já desenvolvidos para a arma alemã, desenhada durante a fase final da II Guerra Mundial.

A standardização do calibre 7.62, levou a que a arma tenha sido posteriormente adaptada para a utilização do que na altura era o «novo» calibre standard NATO, o 7,62x51, tendo posteriormente o exército alemão adquirido a licença de produção do CETME, que veio a resultar na famosa G-3.


Informação genérica:
As armas da família G-3, originaram da primeira espingarda de assalto do mundo, a alemã MP-43.

Trata-se de armas semi-automáticas porque são operadas utilizando a pressão provocada pelo disparo, a qual acciona um embolo que por sua vez move o mecanismo que coloca uma nova munição na câmara.

Inicialmente fabricada na Espanha sob o nome CETME, a seguir à II Guerra Mundial, a arma voltou à sua origem nos anos 50.

A família G-3 é constituida não apenas pela espingarda de assalto G-3, mas pelos CETME e também pela metralhadora HK-21, ambas com várias sub-séries em calibre 7,62.

Existem também versões desta arma utilizando o calibre NATO 5,56.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 17.04.2007

---