SYLVER VLS
Fabricante:DCN - Naval

 

O sistema de lançamento Sylver foi desenhado pela DCN francesa para permitir o disparo de mísseis na vertical.

Existem várias derivações do sistema, que conta com 8 alvéolos onde são instalados os mísseis que estão sempre prontos para lançamento.

Existem várias versões do Sylver, cuja principal diferença é a altura. As referências/nomenclatura utilizadas incluem a dimensão dos alvéolos. O A-35, por exemplo permite o lançamento de mísseis com até 35 decimetros (3,5m) de altura.

Cada alvéolo tem uma dimensão de 60cm x 56cm e destina-se a receber um míssil. No caso dos mísseis anti-aéreos de curto alcance «Crotale NG» cada alvéolo pode acomodar dois mísseis.

SYLVER A-35
Permite o lançamento de mísseis MICA adequados para lançamento vertical e de mísseis Crotale VT-1 (quatro mísseis por alvéolo)

SYLVER A-43
Tem as mesmas características do sistema A-35, mas permite também acomodar mísseis ASTER-15. O sistema permite a instalação de mísseis com uma dimensão de até 4,3 metros

SYLVER A-50
Idêntico ao SYLVER A-35, mas permite acomodar mísseis ASTER-15 e ASTER-30

SYLVER A-70
Este modelo difere dos anteriores, na medida em que é adequado apenas ao lançamento de mísseis maiores. Permite o lançamento do ASTER-15 do ASTER-30 e também do míssil SCALP Naval.

Um módulo com oito alvéolos tem um peso entre 4 a 6 toneladas e dependendo da série, custa entre EUR 2 a EUR 3 milhões.


Existe ainda o SYLVER A-34, que ao contrário dos restantes, apenas possui quatro alvéolos.

   
---