Mísseis do mesmo tipo:
AT-11 Sniper / 9M119-Refleks
Missil anti-tanque
AT-3 (9M14M) Sagger/Malyutka
Missil anti-tanque
AT-4 / 9M111
Missil anti-tanque
Kombat a/t missile
Missil anti-tanque

Kombat a/t missile
Missil anti-tanque


Fabricante: Luch Design Bureau
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 5km Velocidade: 1055km/h
Tipo de ogiva : HEAT (dupla carga)Peso da ogiva : 5Kg.
Peso total: 30KgComprimento: 1.074 M.
Diâmetro: 125mmSistema orientação: Laser

 

Sistemas de armas que utilizam este míssil:


O míssil «Kombat» é fabricado na Ucrânia e foi desenvolvido pelo gabinete / fábrica LUCH, em Kiev.

Trata-se grosso-modo de um derivado do míssil anti-tanque russo AT-11. O sistema é guiado por Laser e pode ser disparado de um carro de combate equipado com uma peça de alma lisa de 125mm, podendo por isso ser utilizado por veículos mais recentes das séries T-72B modernizados, T-80 ou T-64 modernizados (como é o caso do T-64E).

Além de poder ser utilizado contra carros de combate, o míssil Kombat pode ainda ser utilizado contra aeronaves a baixa altitude, como será o caso de helicópteros.

O Kombat, é um míssil de última geração, com ogiva dupla (em inglês: Tandem), em que uma primeira ogiva provoca a detonação da blindagem reativa, abrindo espaço para a carga principal perfurar a blindagem.

Juntamente com o Kombat a Luchs desenvolveu o Konus, que é a versão adaptada para ser disparada por armas de calibre 120mm desenvolvidas na Ucrânia.



O míssil «Kombat» pode perfurar o equivalente a 750mm de blindagem equivalente a aço, depois de a blindagem reativa ter sido neutralizada.
Como outros tipos de míssil anti-tanque deste tipo, ele tem muito mais dificuldade em derrotar os novos módulos de blindagem reativa não explosiva (NERA) que passou a equipar vários veículos blindados europeus.

Informação genérica:
Mísseis anti-tanque de fabrico soviético/russo. O seu lançamento tanto pode ser efectuado por meios terrestres ou por helicópteros.
Este tipo de míssil está equipado com uma ogiva dupla, que lhe permite neutralizar a blindagem reativa explosiva que protege muitos dos blindados que começaram a utilizar este tipo de proteção especialmente desde a década de 1970.

Existem informações de que existe uma versão chinesa do Refleks.

Kombat
A Ucrânia desenvolveu a sua própria versão, chamada «Kombat» embora esta versão seja mais pesada que o seu equivalente russo (30kg contra 17kg).
A diferença de peso é explicada pelo alcance superior do míssil ucraniano.

   
---