Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Viatura táctica média

 

LARC-5
Viatura táctica média (US Springfield Armory)
LARC-5

Projeto: US Springfield Armory
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
10.67
n/disponivel
3.15m
3.034M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
12.5t
14.038t
4300Kg
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Caterpillar Mod. 3106/V8 Diesel
300cv
48 Km/h
16 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
400Km
1+2
25º
15º
Anfíbio
0M
0.5M

Sistema de radar auxiliar:

País: Portugal
Designação Local:LARC-5
Qtd: Máx:5 - Qtd. em serviço:5
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
Portugal recebeu os veículos LARC-5 nos anos 70, e estão distribuidos à Marinha de Guerra, sendo operados pelos fuzileiros navais.

Nos fuzileiros navais eles estão incorporados numa unidade de transporte e apoio logístico.

Este tipo de equipamento só pode operar sendo colocado na água por intermédio de um guindaste. Ele pode ser colocado a bordo de navios da marinha que tenham capacidade para o colocar e retirar da água, procedendo depois ao transporte entre o navio e terra.

Como todos os LARC, são equipamentos antiquados e que requerem demasiada manutenção, no entanto há planos para adquirir um substituto para este tipo de veículo, sendo a única possibilidade de substituição possível, a futura utilização de veículos convencionais, desembarcados por uma lancha de desembarque, lançada por um navio de apoio logístico.


Forum de discussão

O LARC, foi desenhado a pedido do exército dos Estados Unidos, como viatura anfíbia, capaz de transportar tropas e material desde navios, até à base no interior. A especificação era mais para um barco com capacidade para andar em terra, que para um camião com capacidade para andar na água.

O LARC, é um veículo extremamente básico, construido em alumínio podendo praticamente ser considerado um barco, com quatro rodas, sem um sistema próprio de suspensão, sendo qualquer absorção de choque garantida apenas pelos pneus.

Ele pode transportar até 20 homens armados, em vez da carga, entre o compartimento de comando à frente e o compartimento do motor que está colocado na parte traseira.

Ao contrário do que se pode pensar, o LARC-5 não foi pensado para ser um meio de desembarque em situação de combate. Ele não tem qualquer blindagem e pode ser facilmente afundado ou colocado fora de acção por armas ligeiras. A sua função é basicamente a de um camião de transporte médio que se destina a facilitar o apoio às forças desembarcadas. O LARC-5 só entra em acção depois de o dominio de uma praia ter sido garantido pelas forças de desembarque.

Algumas dezenas de LARC-5 foram vendidos a empresas civis, que efectuam transporte de lazer e turismo.
No entanto há duvidas quanto à sua capacidade para flutuar em condições de mar mais complexas, resultante da não existência de «caixas de ar» que permitam uma maior flutuabilidade.

Isto levou a que em 2002 as autoridades americanas exigissem às empresas operadoras que encontrassem formas de garantir a flutuabilidade segura dos veículos, sob pena de proíbir a sua utilização.

Type-99
Vista do LARC-5 para a cabine de comando do veículo



Informação genérica:
-