pub


 

Acontecimentos Relacionados
01-08-1914
Início da Primeira Guerra Mundial
28-08-1914
Batalha de Heligoland Bight
01-11-1914
Batalha de Coronel
08-12-1914
Batalha das Falkland
22-04-1915
2ª Batalha de Ypres
06-03-1916
Entrada de Portugal na I Guerra Mundial
21-03-1918
Operação Michael: A última ofensiva
09-04-1918
Batalha de La Lys: Operação Georgette


2ª Batalha de Ypres
I Guerra Mundial
22-04-1915

Este acontecimento teve inicio em: 22-04-1915 e terminou em 25-05-1915
Vencedor: Nenhum

Forças em presença:

Império Alemão

Reino Unido

França



Neste dia ocorre a única grande ofensiva alemã nas trincheiras da I Guerra Mundial. A mais importante nota relativa a esta batalha, tem a ver com o procedimento alemão.

A ofensiva alemã começou como normalmente, com recurso a uma cerrada barragem de artilharia pesada que tinha o objectivo de desorganizar as defesas inimigas, para permitir um mais fácil avanço da infantaria a pé. Este foi aliás o procedimento normal durante grande parte da guerra.

No entanto, depois da fortíssima barragem de artilharia, a infantaria não avançou.

Em vez do avanço da infantaria, ocorreu um ataque maciço dos alemães numa frente com a largura de cerca de 6Km, em que pela primeira vez na história foram utilizadas armas químicas, tendo os alemães disparado cartuchos de gás de cloro sobre as posições aliadas.

Os principais visados foram duas divisões francesas constituídas essencialmente por tropas coloniais argelinas, que perante o ataque foram acometidas de total pânico. A frente naquele sector ficou completamente desorganizada com as tropas francesas e argelinas em debandada total. Foram também atacadas forças da indianas da Comonwealth.
Os alemães porém, analisando a situação, e tão aturdidos com o resultado da utilização da arma quanto as tropas francesas, não aproveitaram a vantagem que tinham ganho e praticamente não avançaram, com medo de que as suas tropas fossem afectadas pela sua própria arma.

A batalha prosseguiu e durante o dia 24 foi novamente efectuado um ataque utilizando o mesmo tipo de gás, sobre tropas do Canadá.

À medida que os dias iam correndo, os alemães passaram a conseguir obter vantagens tácticas e fizeram retroceder as forças aliadas, tendo ganho terreno até que o recuo dos aliados parou junto à cidade de Ypres. A ofensiva foi finalmente detida em 25 de Maio de 1915, mais de um mês depois de a ofensiva ter começado.

A importância da batalha de Ypres, é por isso muito grande, porque correspondeu à primeira grande utilização operacional de armas químicas durante um conflito.

Foram desenvolvidas apressadamente formas para evitar os gases, especialmente na forma de mascaras anti-gás, que embora extremamente desconfortáveis eram consideradas adequadas para a situação.
Mais tarde, também os aliados desenvolveram as suas próprias armas químicas, que passaram a utilizar contra os alemães ate ao fim da guerra.

Entre as vítimas alemãs das armas químicas dos aliados encontrou-se o cabo de origem austríaca Adolf Hitler, que durante a II Guerra Mundial se recusou a permitir a utilização de armas químicas, por ter tido conhecimento directo das consequências da sua utilização.

As armas químicas, entre as quais se encontra o gás mostarda, introduzido pelos alemães em 1917, provocaram durante a guerra um total de 500.000 vitimas, entre as quais 30.000 mortos.