Fórum de apoio ao site
Assunto: Razões da existência, condições de utilização e regras a observar

Após várias tentativas para desenvolver sistemas que permitissem uma maior facilidade na integração de informações com o input dos utilizadores, a direcção do site, decidiu optar por iniciar uma experiência, com vista à implementação de um fórum.

O fórum deverá funcionar de forma coordenada com o motor básico do site, utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo software para facilitar o input de dados por parte dos vários utilizadores que demonstraram interesse em corrigir várias das matérias publicadas.
Ao mesmo tempo, o fórum a implementar, também vai ser utilizado para permitir a sua utilização como «caixa de comentários» para notícias e artigos de opinião publicados.

Fórum de apoio

É importante realçar, que o fórum que vai entrar em fase de testes no areamilitar.net não é nem pretende ser um fórum de discussão com as mesmas características de muitos dos já existentes. A principal diferença, é que o fórum está integrado com o site e os tópicos disponibilizados no site, são sempre relativos a fichas técnicas e a artigos que estão publicados, ou cuja publicação esteja prevista. No entanto, os utilizadores, podem como em qualquer outro fórum com estas características, adicionar informações nas áreas relativas aos dados técnicos, como podem acrescentar análises sobre o comportamento dos equipamentos, as suas vantagens e desvantagens.

Na área relativa a comentários sobre notícias, artigos de opinião ou artigos de análise, os utilizadores também podem tecer os seus próprios comentários. Por estas razões, é estabelecido um conjunto mínimo de regras que servirão de guia aos responsáveis pela gestão e administração do fórum do site areamilitar. Estas regras são do conhecimento público e o seu cumprimento é obrigatório para todos os utentes do espaço. O registo de utilizador, implica o conhecimento antecipado das regras e o compromisso de as respeitar.

-

 

Generalidades

1.0 - Generalidades
O forum do site areamilitar.net é, como o resto do site, acessível a todos e não requer qualquer tipo de pagamento ou prestação, nem sequer um registo para visualizar a informação nele contida.

Podem utiliza-lo todas as pessoas, independentemente de quaisquer que sejm as suas características distintivas, desde que utilizem os códigos linguisticos previstos e sigam regras determinadas pelo senso comum. Pretende-se assim garantir que quaisquer trocas de ideias ou debates são produtivos e deles possa advir ganho de conhecimento para todos. A legislação aplicada, é a do país que tem jurisdição sobre os locais onde se encontram os suportes em que o site areamilitar.net está alojado e onde se encontram «fisicamente» os textos, scripts e ficheiros adicionais que permitem o seu funcionamento.

Quer o «site» areamilitar.net quer o seu fórum, são por definição internacionais e não podem defender ou ter em especial consideração personalidades ou acontecimentos de nenhum país.Esta condição tem que ser considerada pelos administradores e entidades em que aqueles delegarem poderes, e independe das preferências pessoais, nacionalidade ou preferências políticas ou ideológicas dessas entidades

2.0 - Principios fundamentais.

O areamilitar.net e o fórum devem reger-se por principios básicos fundamentais, a que se obrigam administradores, moderadores e editores e a que estão obrigados os utilizadores que concordam com estes principios e aceitam pautar a sua ação de acordo com eles.Os principais são:

2.1 - Principio da Verdade
As afirmações produzidas pelos participantes serão verdadeiras e quem as produz tem como objetivo defender a verdade, liberta de quaisquer amarras politicas ou ideológicas.

2.2 - Principio da auto-evidência.
O que é auto-evidente, não requer apresentação de prova e não pode por isso ser contestado.

2.3 - Principio da Igualdade
Todos os que colocam opiniões nos fórums são iguais e a validade das suas opiniões ou teses tem o mesmo peso, até que uma tese seja provada errada, ou demonstre ser impossível de provar.

2.4 - Princípio da Contradição

Uma tese não pode ser ao mesmo tempo falsa e ao mesmo tese verdadeira e duas teses distintas não podem ser ao mesmo tempo verdadeiras ou ao mesmo tempo falsas.

3.0 - Subdivisões do fórum
O fórum do site, divide-se em três áreas distintas, onde se encontram tópicos com diferentes funções. Entender essas divisões e os seus objetivos é fundamental para uma utilização adequada do espaço.


3.1 - Parte 1

A primeira sessão do site é composta por tópicos onde se pretende discutir, adicionar dados, fazer correções às fichas de cada uma das familias/agrupamentos de sistemas de armamento. Nesta área, os usuarios podem discutir os dados colocados ou propor alterações aos comentários das fichas técnicas
Não devem ser colocado nos fóruns, dados copiados de outros sites. Sempre que houver razão para modificação ou adição de dados, o usuário deve sugerir a modificação, justificando a razão e indicando fontes que possam ser verificadas pelos administradores, editores ou moderadore
s

Os utilizadores que pretendam, podem propor a criação de novas «famílias» de equipamentos ou equipamentos de «familias» já existentes, através de comunicação ao editor.

3.2 - Parte 2
A segunda sessão é composta por tópicos onde se pretende discutir acontecimentos relacionados com a história militar. Batalhas, revoluções, e acontecimentos importantes para a evolução de conflitos. Os utilizadores podem adicionar comentários e acrescentar dados que possam enriquecer as fichas

Os utilizadores que pretendam, podem propor a criação de novos textos sobre conflitos e batalhas podem faze-lo sugerindo a sua criação ao editor.

3.3 - Parte 3
A terceira sessão é composta por três tipos de tópicos. Um destinado a comentar as notícias da actualidade. Um destinado a comentar artigos de opinião publicados. Um destinado a comentar as análises com mais profundidade publicadas no site

Não sendo possível aos utilizadores a criação de novos tópicos, é no entanto possível enviar um texto de opinião ao editor e solicitar a sua publicação. Os textos aprovados serão publicados no site, com uma ligação a um novo tópico no fórum, que a partir daí será tratado como todos os restantes.

Na primeira sessão, a discussão é aberta, limitada apenas às regras de comportamento estabelecidas pelo fórum. Na segunda sessão os utilizadores podem discutir e opinar so bre as notícias publicadas. Na terceira sessão, os utilizadores podem discutir as teses ou análises desenvolvidas, mas são obrigados a contra-argumentar utilizando argumentação que se enquadre dentro dos padrões de fiabilidade das fontes determinados abaixo.

4.0 - Regras de comportamento
A mais importante regra de comportamento, é seguir o bom senso, a lógica e a urbanidade no confronto de ideias, quando tal ocorrer. Algumas dessas regras são auto evidentes e não precisam por isso ser aqui dispostas. Independentemente disso há algumas que ainda assim nos permitimos recordar e enumerar.

4.1 - Proíbições estritas
Comportamentos que pela sua gravidade são considerador razão para ação imediata por parte da administração do site.

4 .1.1 - É proibido criar «nicknames» ofensivos ou que tentem gerar confusão de identidades. É proibida a criação de mais de um «nickname» por usuário normal.
4.1.2 - É proíbida a publicação de mensagens e imagens dos seguintes tipos:
4.1.2.1 - Avatares, assinaturas ou mensagens contendo imagens pornograficas ou atentatórias da moral.
4.1.2.2 - Mensagens ou imagens de publicidade comercial.
4.1.3 - São proíbidos os insultos ou a troca de insultos entre os membros e contra as suas pessoas e ou familiares.
4.1.4 - São proíbidos insultos aos administradores, moderadores ou editores.
4.1.5 - São proíbidos insultos ou mensões desrespeituosas a entidades religiosas, deuses, santos e afins (não se incluindo seitas e cultos).
4.1.6 - São proíbidas apreciações depreciativas a povos, raças ou nações, ainda que seja estabelecida distinção entre uma apreciação genérica sobre um povo, raça ou nação, de outra destinada a classes ou grupos seus constituintes, que se distingam por comportamentos específicos.
4.1.7 - Atitudes intimidatórias têm o mesmo peso que os insultos
4.1.8 - Estas proibições aplicam-se a mensagens públicas ou privadas, desde que comprovada a sua natureza .

4.2 - Ofensas
Ainda que auto-evidentes, há realidades que num fórum sobre temas históricos podem gerar confusão e dúvida. Desta forma, e ainda que a auto-evidência seja por si razão suficiente para reprovação, estabelece-se que é inaceitável o seguinte conjunto de afirmações:

4.2.1 - Negar o holocausto dos judeus e os crimes do nazismo.
4.2.2 - Negar os crimes do Goulag e massacres do estalinismo.
4.2.3 - Negar os crimes do regime chinês após a II guerra mundial.
4.2.4 - Negar os crimes cometidos pelos japoneses durante os anos 30 e até 1945.

É igualmente considerada ofensiva e passível de sanção, a defesa objetiva e continuada de regimes ditatoriais, tais como, e sem que uma omissão signifique exclusão :

4.2.5 - O regime comunista russo e os seus sucedâneos.
4.2.6 - O regime comunista chinês e os seus sucedâneos.
4.2.7 - O regime nazista alemão e os seus sucedâneos.
4.2.8 - O regime nacional-fascista espanhol.
4.2.9 - O regime ditatorial do periodo Pinochet no Chile e os seus equivalentes da Argentina.
4.2.10 - O regime ditatorial de Fidel Castro em Cuba.
4.2.11 - É igualmente considerada ofensiva a defesa de movimentos terroristas, incluindo aqueles que actuam disfarçados de movimentos de libertação popular ou de defesa da religião.
4.2.12 - Estas ofensas são consideradas tanto em mensagens públicas como privadas, desde que comprovada a sua natureza.

5.0 - Lingua a utilizar

5.01 - As língua a utilizar nos tópicos do fórum são o português e o inglês, com excepção de outras, salvo as excepções ditadas no ponto seguinte.
5.02 - Poderá no entanto haver excepções, quando se trate de temas ou situações em que participações noutras línguas possam ser consideradas de utilidade e referência adicional. São por isso excepção à regras 5.01 as seguinte línguas de origem latina, de mais facil entendimento por parte dos participantes: Castelhano, Catalão, Francês, Galego e Italiano.

6.0 - Fontes e sua fiabilidade.

O areamilitar.net utiliza diferentes fontes e meios para coligir os dados publicados. Foram feitos esforços no sentido de garantir a veracidade e verdade dos dados apresentados.
Os utilizadores que quiserem adicionar dados às fichas, devem por isso apresentar fontes verificáveis, de forma a que os dados apresentados possam ser considerados..
6.01 - É desaconselhada a utilização como referência de blogs editados por desconhecidos ou sites não reconhecidos.
6.02 - É igualmente desaconselhado ter como referência a imprensa de países onde não existe liberdade de imprensa, e onde jornais, rádios e televisões são objeto de censura direta ou indireta
6.03 - É desincentivada e reprovada a referência a sequências de factos não comprovados por qualquer fonte fiável, mas que assumem características de mito urbano, vulgo «teorias da conspiração».
6.04 - Aplicam-se no que respeita às fontes, as mesmas regras estipuladas para as línguas a utilizar, sejam as fontes em texto ou video.
6.1 - Além da questão da sua fiabilidade, eventuais fontes ou matérias que sustentam opiniões publicadas, devem ser claras, em língua prevista no ponto 5.0, que possa ser entendida pela esmagadora maioria. No caso de a fonte ser um livro, deve ser referido o seu título, autor e código ISBN.

7.0 - Implementação das regras / moderação

7.01 - As regras estabelecidas são implementadas pelo administrador do forum do site areamilitar.net, ou por quem, por delegação deste de tal tenha sido incumbido, administrador delegado, moderador ou editor.
7.02 - O administrador pode delegar a função de implementação das regras de comportamento num moderador.
7.03 - O administrador pode delegar a função de implementação dos procedimentos de edição do site e dos tópicos a um editor
.

7.1 - Da competência do administrador ou administrador delegado do fórum.
7.1.1 - Verificar, comprovar e agir contra violações estipuladas pelo ponto 4.1 destas regras.
7.1.2 - A violação das proibições poderá, dependendo da gravidade das mesmas, implicar a sanção número 1, que consiste no termo imediato da conta do utilizador, cancelando o acesso deste, sem prejuízo de outras ações que possam ser implementadas
7.1.3 - Acompanhar a evolução dos casos de vigilância, durante o periodo estipulado, findo o qual, ou transfere o utilizador para o grupo de utilizadores normais ou cancela a conta.

7.2 - Da competência do moderador ou moderadores
7.2.1 - Verificar, comprovar e agir contra violações estipuladas pelo ponto 4.2 destas regras, podendo agir através de.
7.2.1.1 - Solicitação pública, apelando à remoção dos conteudos violadores das regras.
7.2.1.2 - Remoção dos conteudos violadores das regras.
7.2.1.3 - Aviso dentro da própria mensagem, em caso de repetição da violação.
7.2.2 - A violação dos preceitos estipulados poderá, dependendo da gravidade da mesma, implicar a sanção numero 2, que consiste na transferência da conta para um grupo especial, durante um periodo de vigilância em que o utilizador deixa de ter acesso ao módulo de mensagens privadas, passando as suas mensagens públicas a ser préviamente moderadas. Este periodo tem uma duração de 7 a 15 dias. A duração do periodo deve ser proposta pelo moderador ao administrador.
7.2.2.1 - Esta transferência é da responsabilidade do administrador, que agirá em conformidade com o ponto 7.1.3..
7.2.2.2 - A repetição de prevaricação, durante o periodo de vigilância é considerada violação das regras estipuladas no ponto 4.1, podendo o administrador agir em conformidade, com o ponto 7.1.2.
7.2.3 - A implementação de outros métodos de sanção, como a suspensão, não está prevista no momento da elaboração destas regras, mas não está excluida a possibilidade futura de tais modificações.

7.2.4 - O moderador não participa de qualquer discussão ou debate, restringindo a sua participação à observância do respeito pelas regras do fórum.
7.2.5 - As decisões do moderador podem ser recorridas para o administrador do Fórum, por mensagem privada, indicando-se os fatos relevantes que fundamentem o recurso.

7.3 - Da competência do editor
7.3.1 - Estabelecer a ligação ente o fórum e o site, receber propostas de artigos e diligenciar no sentido da sua publicação, modificaçãoe/ou edição
7.3.1 - O editor é livre para aceitar a publicação de novas matérias ou artigos de opinião
7.3.1.1 - Tendo uma matéria submetida ao editor sido aprovada para publicação e publicada no site, não pode o moderador agir contra o autor com base no que está publicado.
7.3.1.2 - Esta regra aplica-se unicamente aos artigos publicados na base de dados e nas páginas do site e não é extensiva aos comentários colocados no fórum.

8.0 - Preceitos específicos e regras particulares
Independentemente das regras estabelecidas acima, há preceitos e detalhes de regras que o fórum do areamilitar.net pretende implementar para facilitar o normal funcionamento do fórum.

8.1 - Sobre a citação e referência de textos.
8.1.1 - A citação (vulgo, quote) deve ser evitada ao máximo, devendo os utilizadores evitar a duplicação e muitas vezes triplicação do tamanho das mensagens.
8.1.2 - É altamente desaconselhada a publicação de mensagens com a citação de uma mensagem anterior, seguida de «x2» ou expressão similar, expressando identificação com o texto citado, mas sem explicações adicionais.
Um fórum de discussão como o do areamilitar.net é para pessoas que utilizam o cérebro para pensar e não para agitar a cabeça.
8.1.3 - Considera-se que qualquer mensagem, não deve ser menor que o texto citado, pelo que o texto citado deve ser cortado. Em substituição da citação pode ser utilizado um link para a mensagem..

8.2 - Utilização de smilies
8.2.1 - Os «smilies» disponíveis, permitem amenizar o ambiente e muitas vezes explicar o sentido de uma frase, mas não devem ser utilizados como forma de insulto ou sarcasmo.
8.2.2 - É altamente recomendado não criar mensagens apenas com «smileis»

8.3 - Definição de entusiasta
8.3.1 - É muito comum em fórums de discussão, nomeadamente sobre temas militares, a existência de entusiastas de determinado automóvel, navio, avião, marca, país. Este tipo de pessoas existe na internet desde que começou a separação
entre entusiastas do PC e entusiastas do Macintosh. O entusiasta não pode ser comparado com o «troll», ainda que o seu entusiasmo, quando ultrapasse as marcas, possa ter características idênticas.
8.3.2 - O entusiasta caracteríza-se especialmente pelos seguintes comportamentos:
8.3.2.1 - Defesa absoluta de um determinado equipamento, mesmo que as fontes apontadas não tenham credibilidade.
8.3.2.2 - Capacidade para apresentar argumentos em defesa da sua tese, mas incapacidade total para analisar os argumentos de teses opostas.
8.3.2.3 - Perante argumentação válida e comprovada, normalmente os entusiastas dividem-se em dois grupos. O mais significativo, aceita os dados ou argumentos apresentados. O outro não os aceita e passa para a crítica à fonte da argumentação.
8.3.2.4 - Em casos extremos o entusiasta, sendo contrariado, tenderá a assumir posicionamentos que poderão ser interpretados como comportamento de indesejável/«troll».
8.3.3 - Moderadores e administradores devem considerar que o entusiasta é normalmente uma fonte útil de informação. O facto de não aceitar que as características dos equipamentos ou facções que defende foram demonstrados(as) errados não implica que as informações que tenha disponibilizado não sejam interessantes e de valor. A ação contra o entusiasta só deve por isso ser tomada, quando este assumir posições que podem ser identificadas como de «troll».

8.4 - Definição de «troll» ou «indesejável»
8.4.1 - Determinados tipos de comportamento são comuns em áreas de discussão abertas à participação pública. A multiplicidade de opiniões e a facilidade que qualquer pessoa tem em «aparecer», conduziu a um fenómeno que adoptou a designação anglo-saxonica de «trolling». Este comportamento é resultado da acção do «troll». A ação do «troll» é normalmente disruptiva, muitas vezes mascarada de «conhecimento preferêncial», tornando-o num elemento indesejável, porque nada acrescenta a qualquer debate. Torna-se no entanto necessário determinar o que caracteriza este comportamento, para facilitar a necessária ação de defesa.
8.4.2 - O «troll» caracteriza-se principalmente pelos seguintes comportamentos:
8.4.2.1 - Tentativa de atrair sobre si a atenção dos outros.
8.4.2.2 - Incapacidade para comentar com argumentos sólidos .

8.4.2.3 - Não utilização de contra-argumentação.
8.4.2.4 - Utilização de linguagem grosseira, sem provocação prévia, com o intuito de gerar conflitos.
8.4.2.5 - O «troll» pode identificar-se como «conhecedor privilegiado», alegando ter conhecimentos ocultos disponíveis por acesso a fontes igualmente desconhecidas.
8.4.2.6 - São igualmente suas características o devaneio e a «contaminação» de um ou mais tópicos, com questões que não lhe dizem respeito.
8.4.3 - Moderadores e administradores agirão contra o «troll», tendo em consideração as regras do fórum, de forma agravada, não dando a quem apresentar vários destes comportamentos típicos, a possibilidade de os cultivar.

------

 

 

PM/areamilitar.net
Novembro 2013