Area Militar temas de analise


Força Aérea

Últimos artigos de análise


Queda de Berlim


Anexação da Crimeia


Invasão de Goa


Operação Barbarossa


Rearmamento venezuelano


Os caças do FX-2

Embraer ERJ-145 RS/AGS

De entre os vários equipamentos ao serviço da FAB Força Aérea Brasileira, há um que raramente é notado e está geralmente longe das atenções dadas a outras aeronaves da força.

As atenções são normalmente desviadas para o mais conhecido EMB-145 AEW&C claramente distinguível pela antena plana do seu radar de longo alcance Ericson-Erieye ou então para os aviões de caça, sejam os pequenos F-5, AMX ou os Mirage (futuramente Mirage-2000C).

O nome de guerra do EMB-145RS/AGS, conhecido na FAB como R-99B dá a impressão de que se trata de uma aeronave secundária, utilizada para funções menos nobres (do ponto de vista militar e da defesa aérea) e dedicada a temas mais ecológicos, como o mapeamento de terrenos na Amazónia, a análise de cheias, e no máximo o apoio à repressão ao tráfico de drogas.

Porém, este tipo de missões, pelo menos em principio não justificariam a dose de secretíssimo que envolve estes aviões.

Os seus sistemas, embora não sejam exactamente secretos normalmente não são referidos, mas as capacidades que as aeronaves têm no que respeita por exemplo ao controlo do trafico e traficantes de drogas na Amazónia, permitem efectuar algumas extrapolações sobre as qualidades e características do equipamento numa situação de conflito, em que as suas capacidades tivessem que ser utilizadas.

Esta aeronave da Embraer, transporta vários tipos de sensores, e destina-se a efectuar a análise remota do solo, com o objectivo de determinar e avaliar potenciais ameaças ambientais.

Mas para além das suas funções civis este avião, que é provavelmente o mais sofisticado de todos as que operam na Força Aérea Brasileira, tem uma quantidade de sensores, que podem ser convertidos ou directamente utilizados de forma a transformar o R-99B numa aeronave de pesquisa e vigilância do campo de batalha.

Os seus sensores, permitem por exemplo detectar veículos de combate camuflados e detectar a movimentação de tropas no terreno, acompanhando o seu movimento e enviando os dados através de um sistema de Data-Link para as aeronaves de combate e ataque ao solo.


continua na página 2


Título: Embraer ERJ-145 RS/AGS (última actualização: 20.04.2006)
Autor: Paulo Mendonça
Referências: Janes radars & Elec.Warfare / Pesq. Autor


- Página 1->O EMB-145 RS/AGS introdução - Página 2->As características e os equipamentos - Página 3->A utilização táctica da aeronave

MENU

1
O EMB-145 RS/AGS introdução
[Pag. 2]
As características e os equipamentos
[Pag. 3]
A utilização táctica da aeronave